quinta-feira, 27 de maio de 2010

Entrevista a Sara Teixeira

Energia do universo, transmitida através das mãos, necessária para reequilibrar o organismo de quem recebe e de quem aplica, este é o princípio do Reiki, uma técnica oriental milenar cada vez mais difundida em Portugal.
Após a nossa palestra sobre Reiki decidimos entrevistar uma praticante desta terapia de modo a obtermos os testemunhos de ambas as partes. Para tal convidámos a colega Sara Teixeira, praticante de Reiki para nos responder a algumas questões.

1. Como descreves de forma sucinta a terapia de Reiki? Consegues descreve-la numa só frase?

Para mim o Reiki é uma forma de estar na vida.

2. Quando surgiu o teu interesse sobre Reiki e como foi o teu primeiro contacto com esta prática?
Eu já contacto com o Reiki desde muito cedo, porque um familiar meu já é mestre de Reiki desde 2000. Lembro-me perfeitamente de estar sentada no colo dela e ela estar, com as mãos sobre a minha cabeça. E eu sentia um calor e uma calma inexplicável, como se estivesse no “paraíso”. E perguntar assustada: o que é que estás a fazer? E lembro-me da minha mãe também perguntar se estava tudo bem comigo e a perguntar ao meu familiar o que estava a fazer. Eu sabia que o Reiki era algo em que me podia “curar”. Então inconscientemente sem saber o que realmente era o Reiki, pedia para me fazerem Reiki sempre que me magoava ou me doía alguma coisa. E sempre tive curiosidade de como apenas em colocar as mãos sobre o local que tinha dor, a dor passasse. E no inicio desde no esse meu familiar convidou-me para me iniciar no Reiki e eu aceitei desde logo.

3. Onde te iniciaste nesta prática? Frequentaste as aulas de algum mestre?

Eu fiz o primeiro nível em Fevereiro e durou um dia inteiro.

4. Qual o principal motivo que te torna uma praticante fascinada por esta arte?
A possibilidade de conseguir ajudar os outros e ajudar-me. E enfrentar a vida de forma positiva.

5. Desde que te tornaste praticante sentes a tua vida melhorada? Em que aspectos?
Claro que sim, melhoro o meu auto controlo e como já referi encaro a vida de forma mais positivo e sorridente e em relação ao meu relacionamento com os outros acho que passei a ser mais emocional do que racional. E preocupa-me em tirar 5 minutos do meu dia para mim. É muito importante parar de pensar nos outros e pensar em nós.

6. Enumera as que são, para ti, as principais vantagens que podem advir da experiencia do Reiki.
Melhora a nossa vida… (acho que isto diz tudo).

7. Utilizas o Reiki como método substituto da medicina tradicional ou apenas como um mero complemento?

Medicina tradicional sem dúvida, não me lembro depois de me ter iniciado no Reiki (embora não seja a muito tempo) de tomar um comprimido.

8. Podes exemplificar situações que acontecem no teu quotidiano onde posteriormente sentes a necessidade de recorrer ao Reiki? Por exemplo, quando estás sujeita a stress devido aos testes, sentes que a terapia de Reiki te ajuda a fluir e a encarar esses períodos de forma mais descontraída?

Claro claro, mesmo quando não tinha iniciado no Reiki ligava ao meu familiar para me fazer Reiki. Mas sinto uma grande diferença agora que posso fazer Reiki, pois consigo me controlar melhor e confio mais em mim e que a vida tem que ser aproveitada d melhor maneira.

9. Em Portugal é notável o aumento da celebridade desta terapia mas ainda existem muitos tabus e mitos associados às terapias complementares. Concordas? Na tua opinião, quais seriam os meios ideais para desmistificar estas conjecturas?

Eu aceito perfeitamente que as pessoas não acreditem no Reiki, pois realmente quem na perfeita lucidez acredita que uma dor de cabeça passa em colocar as mãos sobre esta? O Reiki não se pode explicar, o Reiki sente-se. O mito só pode ser ultrapassado se pusermos as pessoas em contacto com o Reiki e mesmo assim não era suficiente pois há pessoas que sentem mais que outras. O Reiki é para quem acredita.

10. Por agora sabemos que és apenas praticante mas tens o objectivo de subir de nível? Tencionas atingir o grau de mestre?

Sim tenciono, queria chegar a mestre e formar novos reikianos.


Brevemente iremos postar mais pormenores da entrevista,as fotos e mini-video. Posteriormente, será também exposto aqui, no blog, a curta metragem que retrata o nosso ano lectivo e que será apresentada durante a avaliação final.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!! Esperamos que tenhas gostado, volta sempre e passa a palavra!!!!