segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Biodança




A história da Biodança começou em 1964, quando Rolando Toro Araneda que estava a desenvolver um trabalho de pesquisa numa faculdade de Medicina do Chile com um grupo de esquizofrénicos que tinham perdido muitas das suas referências de vida, resolveu testar um método não convencional — a dança.
Estas pessoas encontravam-se demasiado deprimidas e por isso decidiu colocá-los a dançar, e a resultado não podia ter sido mais surpreendente, mais rápido e mais efectivo do que qualquer outro meio terapêutico. A partir daí Rolando Toro Araneda fundamentou o seu método em bases teóricas sustentadas.
Ao longo do tempo, a Biodança foi-se espalhando e revelando-se benéfica para todos, especialmente para os “doentes da civilização”, que têm dificuldades em contactar com o próximo e de comunicar, problemas familiares e que precisam recuperar a sua expressão criativa e genuína. A música mostrou-se excelente para isso, visto que ao não passar pela parte “mental”, vai directamente para a parte “emocional”.
A Biodança é um sistema de integração afectuosa, renovação orgânica e reeducação das funções vitais, baseado em vivências (experiências imediatas intensas) criadas pelo movimento, dança, canto e situações de encontro num grupo.
A Biodança leva as pessoas a conhecerem os seus talentos e virtudes, a ficarem mais felizes, amáveis e, aos poucos, vai eliminando medos provocados pela sociedade, como o medo de se expressar, de colocar limites, de mostrar os seus desejos, os seus anseios, de olhar nos olhos dos outros, de tocar e de ser tocado, de se aproximar, entre outros medos e receios. No lugar dos medos surgem as permissões e a pessoa é convidada, ao seu ritmo e à sua maneira, a mover-se, a expressar-se, a cuidar de si, a olhar os ritmos diferentes das outras pessoas, a aceitar-se e a aceitar os outros como são.
Na Biodança as pessoas dão permissão a si próprias para serem quem são, aumentando a sua auto-estima, a sua capacidade de ultrapassar obstáculos na vida, de serem mais flexíveis e transparentes. As pessoas percebem que há muitas pessoas como elas à procura de formas de viver mais solidárias e mais afectivas, na procura de um mundo diferente, centrado na inteligência afectiva e na qualidade de vida.
Esta técnica destina-se a todas as pessoas que desejam melhorar a sua qualidade de vida, diminuir os níveis de stress provocados pelo dia-a-dia e reencontrar o prazer de viver consigo próprios, com os outros e com a Natureza.
A prática da biodança tem diversas vantagens pois trabalha a inibição e a timidez, o exercício físico e cardiovascular, oferece momentos de sensibilização musical e proporciona o desenvolvimento mental e emocional. Contudo, também tem riscos, pois não é uma prática parada, logo convém ter em conta como se encontra a saúde do paciente ao nível cardiovascular antes de este começar a praticá-la.


Joana Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!! Esperamos que tenhas gostado, volta sempre e passa a palavra!!!!