A vida actual gera tensões que o nosso organismo pode transformar em doenças. Há terapias muito simples que podem ajudar a reequilibrar energias interiores e melhorar assim a nossa qualidade de vida.
Denominada, no inicio do século, por “Terapia de Zonas” por W. Fizgerald, foi por Robert St. John que nos anos 50 ganha a sua notoriedade como “Terapia Metamórfica”.
Robert, naturista da antiga escola, chegou à conclusão que as alterações que encontrava ao estudar as zonas reflexas do pé tinham correspondência com bloqueios da coluna vertebral e com problemas do foro psíquico. Foi o inicio do desenvolvimento da Terapia Metamórfica. É realizada nos pés, nas mãos e na cabeça, com um simples toque suave, similar a uma massagem. A sua simplicidade torna a sua prática acessível a qualquer pessoa. É especialmente recomendada a pessoas com deficiências físicas e psíquicas - paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, bem como, em quadros de depressão, anorexia, falta de auto-estima, fobias, transtornos emocionais e hiperactividade.
As crianças são muito sensíveis a esta terapia, sendo os seus efeitos muito mais evidentes.
As alterações não são imediatas mas tendem a ser permanentes.
Em todos os casos, a Terapia Metamórfica, proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que induz o equilíbrio.
Em Portugal já existe uma associaçao relacionada com esta terapia e tem residência em Viana do castelo e designa-se por:
Methamorphys - Associação Portuguesa de Terapia Metamórfica
Exponho aqui uma pequena apresentação de como os elementos da associação designam o seu trabalho.
"Quem somos...
A par de outras terapias alternativas, contextualizando um patamar de maior incrementação destas na nossa sociedade, a terapia metamórfica uniu-nos num propósito comum, um sonho maior, valores e sentimentos que julgamos comungar e poder partilhar.
Desta união, surgiu a Methamorphys-Associação Portuguesa de Terapia Metamórfica, Associação sem fins lucrativos, sediada em Viana do Castelo, que tem como objectivos primordiais:
- Federação e reconhecimento pela Associação de Terapia Metamórfica Inglesa;
- Reconhecimento nacional da Terapia Metamórfica como tratamento alternativo;
- Apoio terapêutico a Instituições de Solidariedade Social que solicitem os nossos serviços, estabelecendo parcerias com entidades, públicas e privadas, potencializando as acções a desenvolver no domínio social;
- Criação de um centro terapêutico vocacionado para crianças vítimas de alcoolismo fetal, toxicodependência fetal e outros problemas do foro psicológico;
- Acolhimento de crianças vítimas de maus tratos e retiradas às suas famílias em regime de internato." (endereço electronico: www.methamorphys.org).
João Duarte
sábado, 28 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parabéns!!!
ResponderEliminarEstão a fazer um trabalho excelente. Continuem assim!
Os temas estão muito bem escolhidos, bem explanados e com uma apresentação muito agradável.
Um bom trabalho! Merece ser divulgado!
MM