sábado, 28 de novembro de 2009
Musicoterapia
A musicoterapia é, segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “ a utilização da música e/ou dos seus elementos, por um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e a promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos para que estes recuperem as suas funções, qualidade de vida e potencial.”
A Musicoterapia destina-se especialmente a pessoas com problemas de relacionamento, comunicação, comportamento e integração social, podendo ser aplicada a idosos, adultos, adolescentes, e crianças em instituições de saúde física e mental, educação, intervenção comunitária e reabilitação. Por exemplo, esta terapia ajuda no tratamento da obesidade, depressão, fobia, ansiedade, stress, entre outros.
A intervenção envolve actividades musicais que podem ser feitas individualmente ou em grupo, num processo planificado e contínuo no tempo, levado a cabo por profissionais com formação específica.
Em Janeiro de 1996 em Portugal, é fundada a APMT – Associação Portuguesa de Musicoterapia, uma organização sem fins lucrativos com a missão de reunir os profissionais e promover o desenvolvimento da musicoterapia em Portugal.
Aqui fica o endereço de um outro grupo de área de projecto em que o seu trabalho se debruça sobre a musicoterapia: http://ouvemusicoterapia.blogspot.com/
R. Saraiva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo comentário!!!! Esperamos que tenhas gostado, volta sempre e passa a palavra!!!!